segunda-feira, 24 de outubro de 2016

   CURSO GEOPROCESSAMENTO com Qgis versão 
atual - em conjunto com o CAR

 DATA: 18/02/2017                                
 sábado - Hora: 08 às 17 horas.


LOCAL: Faculdade ISEIB. Avenida Afonso Pena, 266, centro – Belo Horizonte MG.

INVESTIMENTO:
R$ 330,00 enquanto houver vagas 

OBJETIVO: Orientar o participante no uso do Sistema de Informação Geográfica baseado em software livre, produzindo informações geográficas através da criação de shapefiles com o objetivo de representar os elementos para publicação no CAR – Cadastro Ambiental Rural
Indicado aos profissionais das diversas áreas e estudantes de geografia, biologia, arquitetura, engenharia, informática e profissionais públicos e privados, criar shapefiles e mapas com várias camadas usando diferentes projeções de mapa. Mapas podem ser montados em diferentes formatos e para diferentes usos. QGIS permite compor mapas a partir de camadas raster e/ou vetoriais. Típico deste tipo de software, os dados podem ser armazenados como pontos, linhas, ou polígonos. Diferentes tipos de imagens raster são suportadas e o software tem capacidade de georreferenciar imagens.

O prazo para produtores rurais registrarem suas propriedades no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e aderirem ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) foi prorrogado pela Lei 13.335/2016, sancionada pela Presidência da República e publicada nesta quinta-feira (15) no Diário Oficial da União.
O prazo original para o cadastro era de maio de 2017 e foi estendido para dezembro de 2017. A prorrogação ainda poderá ir até dezembro de 2018 a critério do Poder Executivo.

METODOLOGIA: Será disponibilizado um computador por participante para aula teórica e prática.

INFORMAÇÕES: whatsApp (31) 8544-1867/ asseagri@gmail.com 

CONTEÚDO  PROGRAMÁTICO


1.   Sistemas de Informação Geográfica – QGIS versão atual

2.   Conhecer o QGIS: Menus, barras e janelas

3.   Abrir Camadas e Projetos;

4.   Identificar e selecionar feições.

5.   Georeferenciamento de imagem:

6.   Criar imagem TIFF;

7.   Definir Projeções e Coordenadas;

8.   Identificar pontos de controle;

9.   Georeferenciar;

10. Exportar imagem georeferenciada;

11. Criar e editar camadas vetoriais;

12. Importação de arquivo com coordenadas X, Y;

13. Compositor de Impressão

INSTRUTOR - Carlos Alberto da Costa, Técnico de Geotecnologias da PRODABEL, Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte S/A.
Formação: Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Pós-graduado em Gestão de Projetos.
Experiência Profissional: Cadastro Técnico Municipal, Tratamento de dados, Criação de bases geográficas, Georeferenciamento e Geocodificação, Produção de Mapas, Palestrante de Geotecnologias, Instrutor de Informática e Geoprocessamento (MapInfo, ArcGIS e QGIS).

OBSERVAÇÃO - Os participantes receberão material didático e certificado de participação. Este curso oferece orientações e conhecimentos aos participantes conforme conteúdos programáticos, não sendo instrumento para anotação e atribuição no Sistema CONFEA/CREA´s.

INSCRIÇÃO – COMO FAZER - TURMA REDUZIDA 
10 PARTICIPANTES

Depósito bancário Banco nº 756 Engecred, agência 4156, conta corrente 3717001-5 Sistema Sicoob. Enviar cópia do recibo bancário e os dados do participante contendo nome, endereço completo, endereço eletrônico e telefone para o e-mail: asseagri@gmail.com

Será considerada efetivada a inscrição após envio do respectivo comprovante bancário e dados do participante.